Amanhã é o pontapé de saída da época oficial do FC Porto, com muitas caras novas e expectativas renovadas, após o fracasso que foi a época passada.
A pré-época deixou boas impressões, sobre aquilo que esta equipa pretende e poderá fazer, com uma estrutura nova, quer a nível de jogadores quer a nível de equipa técnica, já se percebeu que o sistema táctico irá ser o mesmo, o 4-3-3, mas com uma ideia de jogo completamente diferente, Lopetegui quer uma equipa pressionante, por vezes asfixiante, com posse de bola e trocas constantes, é a ideia é por a bola a correr e não os jogadores, a defesa subida para desse modo encurtar os espaços ao adversário, e não o deixar organizar.
A equipa, já mostrou sinais na pré-epoca, mas nos jogos a doer é que iremos perceber se a ideia de jogo está assimilada.
As alterações efectuadas no plantel, parecem-me acertadas, o plantel precisava de soluções e jogadores com qualidade, isso foi conseguido, os jogadores contratados, têm qualidade e fome de títulos, já que alguns nunca ganharam nada, e adaptados ao futebol europeu, já que todos jogavam na Europa.
Este ano na politica das contratações, tivemos uma alteração, que acho interessante, a estrutura do FC Porto, tinha a ideia, que qualquer que fosse o plantel, chegaria com maior o menor dificuldade, para ganhar o campeonato, a SAD portista, contratava os jogadores e depois entregava-os ao treinador para ele com gerir os recursos e ganhar o campeonato. Este ano a politica foi diferente, salvo 3 nomes Ricardo (ex-Académica), Evandro (ex-Estoril) e Sami (ex-Maritimo), todas as outras contratações foram avalizados e solicitados pelo técnico, isso coloca mais pressão no treinador, que sabe que se os resultados não aparecerem ele será o 1º responsável e único.
Neste momento cabe a Lopetegui, pegar neste conjunto de jogadores e formar uma equipa competitiva, capaz de lutar de igual para igual com os rivais e ganhar o campeonato, isso é o que os adeptos irão exigir a Lopetegui e á equipa.
Nesta altura, ouvindo as declarações do treinador, o plantel não está fechado, e quanto a mim correctamente, acho que ainda falta um Ponta de Lança, para concorrer com Jackson e um médio para colmatar a saída de Defour, no minha opinião estas possíveis contratações, só avançarão após a 1ª mão do play-off para a Liga dos Campeões.
Veremos amanha, se a equipa entra forte e a marcar já terreno, amanha depois do final do jogo, veremos se o Dragão está de regresso....ou não.
Sem comentários:
Enviar um comentário