terça-feira, 12 de agosto de 2014

BENFICA 2014/2015 - A análise após a Supertaça

O inico da época oficial para o Benfica, foi no Domingo passado, dia 10/08 em Aveiro, frente a um Rio Ave, com a moral em alta após o apuramento para o Play-off da liga Europa.
As expectativas dos adeptos encarnados estavam em baixa, muito por culpa da pobre pré-época efetuada, mas principalmente pelo desmantelamento , do plantel que conquistou o campeonato, taça e taça da liga a época passada.
A saída de vários jogadores importantes, do plantel está a deixar a nação benfiquista preocupada e apreensiva, mas temos que analisar isto como uma consequência normal das boas épocas efetuadas pelo clube, principalmente as 2 ultimas, com 2 finais europeias e com a gestão financeira que têm de ser efectuada, o aperto do cinto é uma realidade até para os clubes.
Mas no plano meramente desportivo, é uma situação preocupante mas não alarmante, a saida de jogadores importantes, como Garay, Markovic, Rodrigo, Cardozo, e a lesão de outros que falharam a pré-epoca, casos de Luisão (já recuperado) e Fejsa, a espinha dorsal da equipa ficou abalada, mas não desmoronou. A integração dos reforços, normalmente demora algum tempo, muitos deles, não conseguem demonstrar o seu verdadeiro potencial no 1º ano, construir uma equipa forte, com rotinas de jogo tão vincadas e com processos adquiridos durante 3 anos, no espaço de mês e meio, é dificil ou melhor impossivel, mas por isso Jorge Jesus, foi inteligente e alterou o sistema táctico, potenciando as qualidades que este plantel têm, num sistema táctico adequadoo 4-3-3.
Neste momento o que mais preocupa a nação encarnada, é as possiveis saidas de Enzo ou Gaitan ou os dois, cenário que a comprovar-se ainda abalaria ainda mais a espinha dorsal da equipa.
O bom seria não sair nenhum dos dois, e tentar integrar da melhor maneira os novos reforços, até ao momento contratou-se 9 jogadores, excluindo o regresso dos emprestados, maioritariamente no mercado sul americano, jogadores jovens e com qualidade mas adaptados a uma realidade futebolistica completamente diferente, uma politica de contratações com prespectivas a médio/longo prazo e não de imediato.

Na minha opinião, uma mistura de contrações entre o mercado europeu e sul-americano, seria uma aposta muito mais acertiva, e com frutos a curto prazo. O plantel têm falta de opções válidas para o imediato, é limitado e enquanto o ano passado abundavam as soluções, este ano pecam por escassas, o Benfica precisa de 4 reforços de peso, e com certeza que entram directamente para o onze base: Guarda-Redes, Defesa Central, Médio Centro e Avançado, estas são as posições mais carenciadas do plantel, se não houver as saidas de Enzo e/ou Gaitan, se não nesse caso, ainda falta um extremo e um medio centro.

Se a engenharia financeira o permitir acho qua além das prioridades das 4 posições já faladas, deveriam apostar tambem na contratação de peças válidas para os lugares de Enzo e Gaitain, como a janela de transferências só encerra a 31 de Agosto, podem surgir propostas á ultima hora, e sem tempo depois para conseguir salvaguardar essas saidas.
Para concluir, o plantel é curto, com carências, mais fraco em termos de qualidade e com menos soluções, as contratações, apesar de serem jovens com valor, não me parece que possam fazer esquecer rapidamente os que sairam, e a ver vamos se conseguem aguentar a pressão de jogar num grande clube como o Benfica.

Para nivel interno, o Benfica, têm um plantel que dá garantias para defender o titulo, se analisarmos o jogo de Domingo, o Benfica teve várias oportunidades para resolver o jogo, nos 90 minutos.
Esta vitoria aumentou os niveis de confiança da equipa e dos  adeptos, acho que os “Maneis”, vou dar uma resposta capaz, e iniciar o campeonato com o pé direito.

2 comentários:

  1. na minha opinião o mister Jorge Jesus consegue arranjar sempre os "maneis", mas não podemos esquecer que para sermos campeões Europeus, se esse é um dos grandes sonhos benfiquistas, temos que fazer um esforço enorme e ficar com os jogadores que foram Campeões Nacionais 2013/2014. Podemos aceitar, que sim senhora temos que vender um,dois ou três jogadores para ganhar algum dinheiro, agora não é quase a equipa toda.
    Porque não podemos esquecer que ao sermos Campeões Europeus os cofres do BENFICA fica muito mais Recheado.
    VIVA HÁ NAÇÃO BENFIQUISTA.......
    Dany Gonçalves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Daniel, compreendo o queres dizer, e acho que é um sonho legitimo de qualquer Benfiquista, ganhar uma Liga dos campeões, mas se analisarmos a realidades dos clubes portugueses, principalmente dos três grandes, tens que aceitar que ´uma pouco difícil, combater com os grandes da Europa.
      Na ultima vez que uma equipa portuguesa chegou á final da Liga dos Campeões, foi em 2004 e nesse ano estavam nas meias finais, Deportivo, Monaco e Chelsea, dai para a frente, o melhor que uma equipa portuguesa conseguiu, foi chegar aos Quartos de final por 3 vezes. Por isso amigo acho difícil, não impossível mas difícil. Se repares é só para te dar um exemplo, os 3 jogadores que jogaram ontem atrás do ponta de lança do Real Madrid, custaram 270 milhões.

      Eliminar