quinta-feira, 14 de agosto de 2014

FC Porto 2014 / 2015 - O regresso do Dragão

Amanhã é o pontapé de saída da época oficial do FC Porto, com muitas caras novas e expectativas renovadas, após o fracasso que foi a época passada.

A pré-época deixou boas impressões, sobre aquilo que esta equipa pretende e poderá fazer, com uma estrutura nova, quer a nível de jogadores quer a nível de equipa técnica, já se percebeu que o sistema táctico irá ser o mesmo, o 4-3-3, mas com uma ideia de jogo completamente diferente, Lopetegui quer uma equipa pressionante, por vezes asfixiante, com posse de bola e trocas constantes, é a ideia é por a bola a correr e não os jogadores, a defesa subida para desse modo encurtar os espaços ao adversário, e não o deixar organizar.

A equipa, já mostrou sinais na pré-epoca, mas nos jogos a doer é que iremos perceber se a ideia de jogo está assimilada.

As alterações efectuadas no plantel, parecem-me acertadas, o plantel precisava de soluções e jogadores com qualidade, isso foi conseguido, os jogadores contratados, têm qualidade e fome de títulos, já que alguns nunca ganharam nada, e adaptados ao futebol europeu, já que todos jogavam na Europa.

Este ano na politica das contratações, tivemos uma alteração, que acho interessante, a estrutura do FC Porto, tinha a ideia, que qualquer que fosse o plantel, chegaria com maior o menor dificuldade, para ganhar o campeonato, a SAD portista, contratava os jogadores e depois entregava-os ao treinador para ele com gerir os recursos e ganhar o campeonato. Este ano a politica foi diferente, salvo 3 nomes Ricardo (ex-Académica), Evandro (ex-Estoril) e Sami (ex-Maritimo), todas as outras contratações foram avalizados e solicitados pelo técnico, isso coloca mais pressão no treinador, que sabe que se os resultados não aparecerem ele será o 1º responsável e único.

Neste momento cabe a Lopetegui, pegar neste conjunto de jogadores  e formar uma equipa competitiva, capaz de lutar de igual para igual com os rivais e ganhar o campeonato, isso é o que os adeptos irão exigir a Lopetegui e á equipa.

Nesta altura, ouvindo as declarações do treinador, o plantel não está fechado, e quanto a mim correctamente, acho que ainda falta um Ponta de Lança, para concorrer com Jackson e um médio para colmatar a saída de Defour, no minha opinião estas possíveis contratações, só avançarão após a 1ª mão do play-off  para a Liga dos Campeões.

Veremos amanha, se a equipa entra forte e a marcar já terreno, amanha depois do final do jogo, veremos se o Dragão está de regresso....ou não.
 

terça-feira, 12 de agosto de 2014

BENFICA 2014/2015 - A análise após a Supertaça

O inico da época oficial para o Benfica, foi no Domingo passado, dia 10/08 em Aveiro, frente a um Rio Ave, com a moral em alta após o apuramento para o Play-off da liga Europa.
As expectativas dos adeptos encarnados estavam em baixa, muito por culpa da pobre pré-época efetuada, mas principalmente pelo desmantelamento , do plantel que conquistou o campeonato, taça e taça da liga a época passada.
A saída de vários jogadores importantes, do plantel está a deixar a nação benfiquista preocupada e apreensiva, mas temos que analisar isto como uma consequência normal das boas épocas efetuadas pelo clube, principalmente as 2 ultimas, com 2 finais europeias e com a gestão financeira que têm de ser efectuada, o aperto do cinto é uma realidade até para os clubes.
Mas no plano meramente desportivo, é uma situação preocupante mas não alarmante, a saida de jogadores importantes, como Garay, Markovic, Rodrigo, Cardozo, e a lesão de outros que falharam a pré-epoca, casos de Luisão (já recuperado) e Fejsa, a espinha dorsal da equipa ficou abalada, mas não desmoronou. A integração dos reforços, normalmente demora algum tempo, muitos deles, não conseguem demonstrar o seu verdadeiro potencial no 1º ano, construir uma equipa forte, com rotinas de jogo tão vincadas e com processos adquiridos durante 3 anos, no espaço de mês e meio, é dificil ou melhor impossivel, mas por isso Jorge Jesus, foi inteligente e alterou o sistema táctico, potenciando as qualidades que este plantel têm, num sistema táctico adequadoo 4-3-3.
Neste momento o que mais preocupa a nação encarnada, é as possiveis saidas de Enzo ou Gaitan ou os dois, cenário que a comprovar-se ainda abalaria ainda mais a espinha dorsal da equipa.
O bom seria não sair nenhum dos dois, e tentar integrar da melhor maneira os novos reforços, até ao momento contratou-se 9 jogadores, excluindo o regresso dos emprestados, maioritariamente no mercado sul americano, jogadores jovens e com qualidade mas adaptados a uma realidade futebolistica completamente diferente, uma politica de contratações com prespectivas a médio/longo prazo e não de imediato.

Na minha opinião, uma mistura de contrações entre o mercado europeu e sul-americano, seria uma aposta muito mais acertiva, e com frutos a curto prazo. O plantel têm falta de opções válidas para o imediato, é limitado e enquanto o ano passado abundavam as soluções, este ano pecam por escassas, o Benfica precisa de 4 reforços de peso, e com certeza que entram directamente para o onze base: Guarda-Redes, Defesa Central, Médio Centro e Avançado, estas são as posições mais carenciadas do plantel, se não houver as saidas de Enzo e/ou Gaitan, se não nesse caso, ainda falta um extremo e um medio centro.

Se a engenharia financeira o permitir acho qua além das prioridades das 4 posições já faladas, deveriam apostar tambem na contratação de peças válidas para os lugares de Enzo e Gaitain, como a janela de transferências só encerra a 31 de Agosto, podem surgir propostas á ultima hora, e sem tempo depois para conseguir salvaguardar essas saidas.
Para concluir, o plantel é curto, com carências, mais fraco em termos de qualidade e com menos soluções, as contratações, apesar de serem jovens com valor, não me parece que possam fazer esquecer rapidamente os que sairam, e a ver vamos se conseguem aguentar a pressão de jogar num grande clube como o Benfica.

Para nivel interno, o Benfica, têm um plantel que dá garantias para defender o titulo, se analisarmos o jogo de Domingo, o Benfica teve várias oportunidades para resolver o jogo, nos 90 minutos.
Esta vitoria aumentou os niveis de confiança da equipa e dos  adeptos, acho que os “Maneis”, vou dar uma resposta capaz, e iniciar o campeonato com o pé direito.